Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Medicina

O Curso de Medicina da UFERSA propõe formar médicos cujo perfil esteja coerente com os objetivos referenciados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Medicina. Espera-se então que sejam formados médicos generalistas, humanitários, com capacidade crítica e reflexiva, capazes de atuar nos processos de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Deverão estar aptos para desenvolver seu trabalho de forma ética, abordando indivíduos, famílias e a comunidade com as competências adequadas. Espera-se que este profissional esteja apto para trabalhar no Sistema Único de Saúde – SUS, e contribua de forma efetiva para melhoria das necessidades sociais da população do Semiárido.

Por competência, para os fins da formação médica, entende-se como sendo a capacidade de mobilizar diferentes recursos para solucionar, os problemas da prática profissional, em diferentes contextos do trabalho em saúde. Assim, a mobilização de capacidades cognitivas, atitudinais e psicomotoras, dentre outras, promove uma combinação de recursos que se expressa em ações diante de um problema.

As ações são traduzidas por desempenhos que refletem os elementos da competência: as capacidades, as intervenções, os valores e os padrões de qualidade, em um determinado contexto da prática. Traduzem a excelência da prática médica nos cenários do SUS.

A competência médica é alcançada pelo desenvolvimento integrado de três áreas de competência: Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde. Cada área é representada por um conjunto de ações–chave que traduzem a prática profissional.

3 de março de 2016. Visualizações: 4817. Última modificação: 01/09/2016 11:56:23