Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Medicina

  • Estágio Supervisionado

O Estágio Supervisionado ocorrerá na forma de internato nos diversos serviços de rede de saúde local, mediante as parcerias e convênios estabelecidos. Segundo as DCN de 2014 o Estágio supervisionado teve ter no mínimo 35% da carga horária total do curso, sendo as atividades eminentemente práticas e as atividades teóricas não podendo ultrapassar 20 % da carga horária total de cada estágio.

Ainda, segundo as DCN, o mínimo de 30% (trinta por cento) da carga horária prevista para o internato médico da Graduação em Medicina será desenvolvido na Atenção Básica e em Serviço de Urgência e Emergência do SUS, respeitando-se o mínimo de dois anos deste internato, sendo que a carga horária na Atenção Básica deve ser predominante.

O Colegiado do Curso de Graduação em Medicina poderá autorizar a realização de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária total estabelecida para o estágio fora da Unidade da Federação em que se localiza a IES, preferencialmente nos serviços do Sistema Único de Saúde, bem como em Instituição conveniada que mantenha programas de Residência credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou outros programas de qualidade equivalente em nível internacional. O colegiado acadêmico de deliberação superior da IES poderá autorizar percentual superior ao previsto no parágrafo anterior. O total de alunos autorizados a realizar estágio fora da Unidade da Federação em que se localiza a IES não poderá ultrapassar o limite de 50% (cinquenta por cento) das vagas do internato da IES.

  • Trabalho de Conclusão de Curso

Já o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) enquanto componente curricular é uma atividade acadêmica de caráter obrigatório e individual. Constitui-se em um momento de potencialização e sistematização de habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da graduação na forma de pesquisa acadêmico-científica e contribui de forma criativa na resolução de problemas teóricos e empíricos. Articula o conhecimento global do aluno no interior de sua área de formação, é concebido e executado como uma atividade científica e não somente como forma de avaliação de seu desempenho no domínio e/ou avaliação de um componente curricular específico. A apresentação e aprovação do TCC é requisito parcial para a conclusão do curso de Medicina e obedecerá, quanto à sua elaboração, às normas da ABNT para estes fins e será formatado conforme Manual para Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso da UFERSA, a resolução 001/2013 CONSEPE/UFERSA, que possui os critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação do trabalho, como deverá ser defendida perante Banca Examinadora, considerando-se aprovado o aluno que obtiver a média sete.

As discussões sobre os TCCs estarão vinculadas ao Eixo de desenvolvimento pessoal e seus módulos componentes, sendo iniciadas no Módulo de Produção do Conhecimento no 4º período e sendo retomadas no 6º e 8º períodos. Esta estratégia visa a problematização da realidade e a escolha de temas de acordo com as necessidades locais, além de uma crescente de competências pelo aluno.

3 de março de 2016. Visualizações: 8594. Última modificação: 01/09/2016 11:55:36